top of page

Por que ignorar troca das pastilhas de freio multiplica seus gastos com oficina


Neste post, você vai saber sobre a importância da troca das pastilhas de freio dentro dos intervalos de quilometragem e tempo indicados no manual do proprietário.


Com a ajuda de um especialista, o mecânico Carlos, salienta que pastilhas gastas não apenas comprometem a segurança na frenagem "elas também podem ampliar bastante os gastos com a manutenção dos freios".


Pastilhas muito desgastadas, literalmente, "desaparecem" e o que resta em seu lugar é um suporte metálico que entra em contato direto com os discos dos freios. Isso provoca desgaste prematuro e, em muitos casos, é necessário substituir não apenas as pastilhas, como também os discos de freio


1. Chiados ou ruídos

 

O primeiro sinal clássico de desgaste do freio do carro é aquele barulhinho agudo na hora de frear. Ele significa que as pastilhas estão desgastadas e precisam de troca. Vale dizer ainda que os discos de freio também devem ser trocados em caso de desgaste e, se a substituição das pastilhas não for feita logo, os discos do freio correm risco de dano permanente, isto porque as pastilhas podem danificá-los no fim de sua vida útil. Portanto, não ignore os sons!


2. Trepidação do pedal

 

Ainda que o efeito de vibração no pedal seja normal em carros com freio ABS, é importante ficar atento a este sinal se ele acontecer até mesmo em frenagens mais suaves.

 

Existem algumas situações que podem causar a trepidação do pedal, como os discos ou tambores empenados, que acontece quando as peças estão desgastadas ou foram instaladas fora da especificação do fabricante.

 

Mas, também há a possibilidade de ser um problema na suspensão do carro ou em outro componente. Na dúvida, leve seu carro até um mecânico de confiança e elimine qualquer risco!


3. Problemas nos pedais

 

Existem, pelo menos, três situações em que o pedal mostra sinais de que existe um problema no sistema de freio. O primeiro é o mais simples e barato de se resolver que é quando ele está mole demais, comumente chamado de "muxibento" no jargão mecânico. Isso acontece porque o ar se mistura ao fluido de freio e pode ser resolvido rapidamente por um mecânico.

 

A segunda situação é quando o pedal está duro demais. Neste caso, é um indício de que o hidrovácuo (sistema que atua para deixar o pedal mais equilibrado) não está funcionando. Com isso, é preciso fazer muita força para ativar o freio, o que pode causar acidentes. Mas, também pode significar o travamento das pinças de freio, a má qualidade das pastilhas de freio e, em casos mais raros, o vazamento do diafragma do servo-freio.

 

O último alerta do pedal é quando ele está muito baixo e acontece por alguns motivos. O mais simples é a falta de regulagem do freio. Os outros são um pouco mais complexos, como o desgaste dos componentes, folga excessiva entre pedal e haste ou, até mesmo, o vazamento do fluido de freio.


4. Carro puxando quando freia

 

Quando você aciona o freio do seu carro ele puxa para um lado?

 

Se isso acontece, então é sinal de que o sistema não está equilibrado, fazendo com que o freio de uma das rodas trabalhe mais do que o outro. Este é um indício de problemas nas pinças, pistões ou discos. De qualquer forma, leve o carro ao mecânico para resolver a situação o quanto antes!


5. Luz do painel

 

É o sinal mais claro do carro e pode significar algum problema no sistema ABS, o desgaste das pastilhas ou a falta de fluido de freio, mas tem gente que ainda o ignora. Por isso, vale o alerta, principalmente em relação à falta de fluido de freio. Isso porque ele tem duas funções importantíssimas no sistema. Primeiro, atua na linha hidráulica, acionando as pastilhas de freio para fazer o carro frear.

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.
bottom of page